terça-feira, 27 de abril de 2010

CIBERCULTURA DE LÉVY

A Nova Relação com o saber
Educação e Cibercultura

Pierre Lévy , expressa o futuro dos sistemas de educação e tem a cibercultura como ampliação do saber e dos conhecimentos intelectuais. As novas formas de acesso á informação, novos estilos de raciocínio e conhecimentos potencializa a reprodução e transferência de saberes, hiper documentos, os agentes de software, a exploração contextual fortalece a verdadeira industrialização da experiência do pensamento como expõe Lévy. É o novo processo da educação e da formação em que planejar aulas, selecionar conteúdos deixa de ser algo pré elaborado e previsto para atingir a descoberta, para promover o acesso a todos, com a aprendizagem coletiva a todos, a exemplo dos cursos á distância. A Web potencializa a multiplicidade aberta, o dilúvio de informações, tornando ilusório o domínio do saber por um indivíduo. O Ciberespaço revoluciona o saber coletivo, o acesso a conteúdos diversos, o que Levy chama de: “ecologia cognitiva”.Comunicação, memória e inteligência coletiva determina a Cibercultura na sociedade, e será necessário da educação reconhecer esta ferramenta como um potencial das novas criações para o processo ensino aprendizagem.

LÉVY,Pierre.Cibercultura.SãoPaulo: Ed.34,1999.p:157-167.

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