terça-feira, 27 de abril de 2010

A PRÁXIS PEDAGÓGIA PRESENTE E FUTURA...

Os Conceitos de verdade e realidade
Maria Helena Silveira Bonilla trata das transformações tecnológicas, e relaciona com as mudanças econômicas e políticas, e ver a escola como inicio e meio de ressignificação de concepções mecanicistas sobre o pensamento . Ao trazer referências de Bohn (1989:143) a autora trata as questões de ordem que específica um momento histórico de uma determinada sociedade, e afirma que para ocorrer mudanças históricas é necessário mudar a idéia de ordem. Ao comparar as sociedades Medieval, Moderna e Contmeporânea, estabelece mudanças em cada uma, da ordem atemporal Medieval, ás tecnologias da escrita da era Moderna, e as diversidades de produção e novas criações da cosmovisão contemporânea. A escrita é importante para a mudança de ordem quando quebra a hegemonia, pois a impressão proporciona acessos . Ao valorizar as complexidades e tê-las como algo orgânico para mudanças e que pode ser analisado como todo e não separadamente.
A práxis pedagógica ainda trabalha com conceitos e posturas hegemônicas, a vida fora da escola reflete ao que é contemporâneo diferente dos conceitos hegemônicos que ocorre no seu interior, e trabalhar com as incertezas e complexidades é um caminho libertador para para nova idéia de ordem nas instituições escolares para o mundo.

BONILLA,Maria Helena Silveira. A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente ás crises do conhecimento científico no século XX. In: PRETTO, Nelson De Luca (Org). Tecnologia e Novas educações.Salvador, EDUFBA,2005.p.71-81.

Nenhum comentário:

Postar um comentário